pet

O que é cochonilha? Saiba mais sobre esse inseto

Tempo de leitura: 4 minutos

Apesar de alguns insetos serem benéficos para plantações, outros podem atrapalhar muito a vida de nossas hortas. Se você sabe o que é cochonilha, conhece esse bichinho que pode ser extremamente maléfico para a saúde dos vegetais que temos em casa.

diversas plantas.

Porém, se você é do time que não sabe o que é cochonilha, não se preocupe. Apesar de ser uma praga muito comum no Brasil, poucas pessoas a conhecem pelo nome. Entenda melhor o que é, como pode afetar as suas plantas e como se livrar dela aqui, no blog da Petz!

O que são cochonilhas?

Cochonilha é um tipo de inseto hemíptero (mesma divisão de outros bichinhos, como pulgões e percevejos). É bastante parecida com seus “primos”, tendo cerca de 3 a 5 mm de tamanho corporal e uma coloração que pode variar de tom, a depender da espécie à qual pertence.

No Brasil, alguns dos tipos mais comuns da praga são a cochonilha-do-carmim (cochonilha branca), a cochonilha-rosada-do-hibisco e a cochonilha-da-raiz. Todas têm características similares, como o corpo oval e o ciclo completo de metamorfose, com 90 a 100 dias de vida.

Apesar de serem consideradas pragas polífagas, ou seja, que podem se alimentar de diversos tipos de plantas, não trazem apenas malefícios à humanidade. É da cochonilha-do-carmim que extraímos o carmim, um corante avermelhado muito usado nas indústrias alimentícia e farmacêutica, por exemplo.

No entanto, a propagação contínua e generalizada desse inseto pode trazer grandes danos às plantas, gerando até mesmo prejuízos para agricultores. Por isso, é muito importante aprender os métodos seguros e sustentáveis de controlar a procriação desses bichinhos, que podem por até 600 ovos por vez.

Como identificar a infestação

Como as cochonilhas são muito pequenas, dificilmente conseguimos identificá-las quando estão em nossas plantações. Só passamos a perceber a possível presença delas quando a planta começa a dar sinais mais claros, quando a infestação já está acontecendo.

A maneira mais simples de perceber o que é cochonilha nas plantas é por meio da observação. Por isso é tão importante ter um alto nível de carinho e cuidado com a sua horta, sempre observando as características delas, como coloração, altura, etc.

Isso porque é possível identificar essa praga quando pequenos amontoados brancos passam a aparecer nos caules, raízes e folhas da sua planta. Lembre-se de verificar todos os lados da folhagem, pois os parasitas podem se esconder.

Uma característica importante sobre esses bichinhos é que eles gostam de se instalar em plantas que já estão com algum tipo de debilitação. Além disso, elas propiciam um bom ambiente para novos tipos de problemas, como a proliferação de fungos, por isso, devem ser controladas com rapidez.

Do que ela se alimenta?

Agora que você sabe o que é cochonilha, provavelmente está se perguntando como ela pode fazer tanto estrago, visto que é uma praga secundária. Esse inseto suga a seiva das plantas, que é como se fosse o sangue delas. Esse líquido é responsável por transportar água, oxigênio e nutrientes para todo o corpo do vegetal.

pessoa pulverizando plantas.

Como se livrar da cochonilha

Como a cochonilha se espalha rapidamente, é importante acabar o quanto antes com a invasão. Assim, você evita que toda a sua horta seja tomada por essa praga, que pode incentivar a vinda de outras.

A boa notícia é que o processo de como acabar com cochonilha é simples — e existe mais de um! Qualquer uma das opções pode ser feita em casa, mas o que se mostra mais eficaz é a borrifação de sabão em pó ou detergente neutro diluídos em água.

  1. Se você for usar sabão em pó, a concentração deve ser 2:100. Para detergente neutro, 5:100;
  2. Misture bem a água com a substância escolhida e deposite em um borrifador;
  3. Pulverize as plantas com a mistura todos os dias, à noite.

Outros produtos que temos em casa, como óleo vegetal, também podem ser utilizados para acabar com a infestação. É muito importante, contudo, que você mantenha a regularidade da pulverização, mesmo quando parecer que as pragas foram embora. Assim, você evita reinfestações.

É muito comum o uso de outros insetos para acabar com a cochonilha, como a joaninha. Enquanto é verdade que a joaninha pode ajudar a diminuir o volume da praga, esse método não é tão eficaz e recomendado quanto a pulverização utilizando sabão e detergente.

É preciso podar?

Caso você tenha plantas que estão muito infestadas, é recomendado fazer a poda delas. Como elas vão demorar um pouco mais para voltar à saúde, podem atrasar a melhora do restante da horta. Elimine completamente a cochonilha e jogue a planta fora.

pessoa podando plantas na horta.

Se te perguntarem o que é cochonilha, agora você já está craque no assunto! Para continuar aprendendo sobre as plantas e os cuidados que deve ter com elas, não deixe de navegar pelo blog da Petz! Postamos conteúdos constantemente para a sua horta estar sempre verde.

Foto Pets

Source link

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *