pet

Entenda se gato pode dormir no quintal

Gatos são independentes e fazem as próprias escolhas sobre estilo de vida: os lugares para beber água, esconder os brinquedos e dormir. Sendo assim, se ele quiser, o gato pode dormir no quintal?

gato passeando ao ar livre.

O gato pode dormir no quintal, principalmente em dias quentes, para descansar em um ambiente mais ventilado. Porém, para ele não correr nenhum risco, o tutor deve ficar atento a alguns detalhes.

Rotas de fuga

Para não ficar exposto a perigos como atropelamentos, brigas com outros animais, envenenamento e doenças infectocontagiosas, como FIV, FeLV e esporotricose, o bichano não deve ter a mínima possibilidade de sair para a rua. Por isso, veja se o quintal possui rotas de fuga.

Como gatos são exímios escaladores, o muro deve ter altura suficiente para impedi-lo de escalar com sucesso. Existem registros de gatos que saltaram uma altura de 2,5 m! Desta forma, se o muro de sua casa é baixo, a solução é colocar cercas giratórias para gatos ou telas.

Plantas tóxicas

O gato pode dormir no quintal e vai adorar se existirem plantinhas e gramas neste ambiente. Elas permitem a ele usar os próprios instintos de caça, utilizar a sombra delas para se refrescar e brincar de se esconder entre as folhagens.

No entanto, é preciso ter cuidado: algumas plantas ornamentais e comuns nos jardins são tóxicas para os bichanos. Se estiverem presentes no quintal, elas devem ser retiradas desse ambiente. Mesmo que estejam bem altas, as folhas vão cair, e o gato pode comê-las ou brincar com elas.

A maioria dessas plantas causa alterações gastrointestinais, como vômito e diarreia. No entanto, outras podem provocar alterações no ritmo cardíaco e respiratório, ocasionando a morte do bichano. Sendo assim, fique de olho nessas lindas plantas e nos sintomas:

  • lírios: delírios, agitação, dificuldade de engolir e irritações em mucosas e no olho;
  • azaléia: vômito, diarreia, arritmias, convulsões e coma;
  • mamona: náuseas, vômitos, queda da temperatura corporal, sonolência e coma;
  • bico-de-papagaio: muito usada em decorações de Natal, causa gastroenterite;
  • comigo-ninguém-pode: inchaço da língua e lábios, cólicas, vômitos e náuseas. Se forem atingidos, os olhos ficam inchados e lacrimejam muito;
  • samambaia: febre, diarreia com sangue e queda no número de plaquetas;
  • tulipa: gastroenterite;
  • hibisco: gastroenterite;
  • tomate-verde: arritmia cardíaca e dificuldade respiratória.

Então, se estiver pensando onde o gato deve dormir no quintal, que seja longe dessas plantinhas. No entanto, se as plantas forem ervas aromáticas, como manjericão, hortelã, alecrim e camomila, ele pode adorar ficar entre elas e comê-las sem problemas.

Aposte nas plantinhas que ele gosta de comer, como trigo, milho ou alpiste germinado e erva-cidreira. O catnip também pode ser plantado, mas o acesso deve ser limitado, para o excesso não fazer mal para o bichano.

Lagartixa

A lagartixa pode transmitir uma doença parasitária para o gato chamada de platinosomose, que afeta o fígado, deixando a pele amarelada e provocando falta de apetite, vômitos e diarreia.

gato em posição de caça em grama.

Então, se seu quintal tem esses bichinhos, não estimule o gatinho a caçá-los e espante-os quando for possível. Caso o bichano pegue e coma uma lagartixa, atente-se aos sinais e leve-o ao veterinário assim que notar qualquer um deles.

O que acontece se o gato quiser dormir em casa?

O gato pode dormir no quintal, mas será que ele gosta disso? Para saber a resposta, observe se o bichano fica à vontade fora de casa e sem a presença do tutor. Caso contrário, não o force a ficar no quintal.

Se ele prefere o aconchego de um teto quentinho, então onde gatos gostam de dormir? Muitos bichanos preferem dormir em locais altos e fofinhos, como o encosto do sofá ou a cama do tutor.

Outros adoram dormir sobre os tutores e, às vezes, em cima da cabeça ou do peito deles, o que pode ser um pouco desconfortável para o humano, mas é uma delícia para o gatinho!

Se você gostaria de ensinar o gato onde dormir, não é tão difícil quanto parece. Os gatos podem ser teimosos, mas, sabendo do que eles gostam, fica mais fácil convencê-los. Por isso, não pense que ele aceitará um lugar barulhento, que não seja alto e aconchegante. Você pode até colocar uma caminha, mas deve obedecer algumas regras felinas:

  • Observe onde o bichano escolhe para repousar: no parapeito de uma janela ou alguma cadeira específica? Assim, você sabe onde colocar o gato para dormir;
  • com essa informação em mãos, escolha o local da casa que você gostaria que o gato dormisse e simule os locais preferidos dele;
  • caso não deseje que ele durma em um móvel seu, invista em estantes e tocas altas, ele gostará;
  • coloque petiscos que ele adora nesse local, assim como a cobertinha preferida, e pronto: ele começará a usar esse novo dormitório. Contudo, se você está se perguntando se dormir com gato no quarto faz mal, saiba que não.

Portanto, se ele escolheu seu quarto e você gostaria de ter uma companhia quentinha para dormir, pode deixá-lo dormir com você, desde que o mantenha saudável.

gato dormindo com plantas ao fundo.

Foto Pets

Source link

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *