pet

Gato pode ser castrado com 4 meses? Descubra!

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você acabou de adotar um gatinho que ainda não foi castrado, é comum se perguntar qual é o momento ideal para fazer a cirurgia. A informação mais encontrada na internet é que gato pode ser castrado com 4 meses. Então, vamos abordar esse assunto para te ajudar a decidir sobre a data da castração.

Gata deitada

A castração é um bem maior

Antes de responder com quantos meses o gato pode ser castrado, vamos falar sobre o controle populacional dos bichanos. A castração é o melhor método para essa finalidade. Com ela, muitos gatinhos deixaram de ser abandonados nas ruas e transmitirem doenças ao homem e outros animais.

Gatinhos de ONGs e abrigos passam pela cirurgia por volta dos dois meses porque precisam ir para os novos lares já castrados. Caso contrário, podem se tornar reprodutores por descaso de alguns adotantes.

Então, uma situação é castrar um gatinho de um lar com tutores conscientes, outra é castrar animais abandonados para evitar o abandono de outros, o aumento do número de casos de zoonoses e a maldade com esses peludos. Agora, podemos falar se o gato pode ser castrado com 4 meses.

Qual é o melhor momento para castrar o gato macho?

Embora a castração seja um assunto abordado pelos veterinários há muito tempo, ainda restam dúvidas sobre o melhor momento para fazer a cirurgia nos felinos, principalmente a castração de gato macho.

Antigamente, muitos profissionais associavam problemas urinários, como a obstrução uretral, à idade precoce da castração. Por isso, passou-se a recomendar a cirurgia aos nove meses de idade.

No entanto, com novos estudos e análises das casuísticas de obstrução uretral, os profissionais observaram que o gato tem o completo desenvolvimento urinário aos cinco meses, e essa passou a ser a idade recomendada para a castração dos machos.

Ainda há outra pergunta não respondida: por que alguns gatos castrados precocemente ficam com a uretra obstruída, mas outros não? Parece que há um grande envolvimento da obesidade na enfermidade. Então, a recomendação é manter a dieta para os filhotes.

Qual é o melhor momento para castrar a gata?

A castração de gata é um assunto um pouco mais simples quando comparado com a castração do gato. O momento mais indicado é antes da puberdade, desde que ela já tenha 2 kg ou mais. Continue lendo para aprender se gato pode ser castrado com 4 meses!

O que é a puberdade da gata?

A puberdade ocorre quando a gatinha tem o primeiro cio. A gata é classificada como uma fêmea poliéstrica sazonal de dias longos. Isso significa que ela tem mais de um cio ao ano (poliéstrica) nas estações em que os dias são mais longos.

Essa informação é importante, pois explica como é o comportamento reprodutivo da gata e o que o influencia. Quem já teve uma gata no cio sabe o quanto ela sofre, pois demora para sair e logo entra de novo.

A castração da gata é feita antes desse evento tão conturbado para evitar o estresse de todos os envolvidos e, principalmente, o sofrimento dela. A idade em que ela costuma entrar na puberdade é de 5 a 9 meses.

Gato apoiado em arranhador

Por isso, não há consenso entre os especialistas. Alguns acreditam que seja ideal castrar antes do primeiro cio e outros recomendam aguardar o desenvolvimento do animal. Agora que você já sabe se o gato pode ser castrado com 4 meses, vamos abordar alguns mitos que precisam ser esclarecidos de uma vez por todas sobre a castração!

O gato castrado fica triste

O tutor pode ficar em dúvida se está interferindo na natureza e deixando o pet frustrado quando castrar o gato. Porém, isso não é verdade. Os animais não criam expectativas de encontrar um parceiro e ter filhos. Eles somente seguem o instinto reprodutor.

Quando a maturidade sexual dos gatos chega, os hormônios os fazem sair em busca de parceiros, mas com a finalidade única de perpetuar a espécie, nada mais que isso.

O animal que não é castrado sente esse ímpeto de sair em busca de uma fêmea ou um macho para se reproduzir e, caso o tutor o prenda em casa, ele sofre. Por isso, não se preocupe: castrar seu felino é um ato de amor.

A gata precisa de uma cria para não ter câncer de mama

Essa é uma das grandes lendas sobre a gata: ela teria que ficar prenha em todos os cios para diminuir a chance de ter câncer de mama. Porém, o que fazer com tantos filhotes?

A castração diminui para quase zero a chance de câncer de mama, além de evitar a piometra, uma infecção uterina muito grave e que pode levar a gatinha ao óbito. Sendo assim, castre sua bichana!

Castração engorda

O que engorda é o desbalanço energético ou a diminuição da atividade física. No caso da castração, como o pet não disputa território ou parceiros, se continuar a comer a mesma quantidade de ração, vai engordar. Para evitar isso, basta controlar a porção oferecida!

Gato em colo de pessoa

Resumindo, o gato pode ser castrado com 4 meses. Para ter os melhores cuidados com o pet após a castração, visite uma das lojas da Petz e conheça nossa linha de produtos para animais castrados!

Foto Pets

Source link

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *