pet

Montando um cercadinho para porquinho-da-índia

O cercadinho é um dos itens mais importante para o porquinho-da-índia, é um espaço onde eles passam a maior parte do tempo. Por isso, é indispensável um ambiente confortável e que proporcione qualidade de vida para o pet.

Um espaço grande e interativo contribui para a saúde e bem-estar do animal. Mesmo sendo um espaço delimitado é essencial que o roedor tenha uma área ampla em que possa circular à vontade.

O tamanho do cercado é importante para que o porquinho-da-índia se sinta confortável para transitar livremente e ainda poder brincar e fazer suas necessidades fisiológicas. O cercadinho deve ter uma área ampla, adequada para a quantidade de animais que ficarão nele.

Como montar o cercadinho para porquinho da índia

Na hora de comprar ou montar o cercado para o seu porquinho-da-índia, lembre-se: quanto mais espaço melhor. Se no ambiente tiver mais de um porquinho, é essencial que todos tenham espaço suficiente para conviver sem ficar estressados.

Leve em consideração o espaço que o cercado irá ocupar, suas dimensões e o espaço entre as grades, para que o porquinho-da-índia não escape entre as brechas. Certifique-se de que tudo está bem encaixado e firme, principalmente se houver um segundo andar.

Estrutura:

Depois de montar e delimitar a área do cercado, é hora de criar uma base com lona, para ser como o chão do cercado. Acima da lona, posicione algum tipo de material que possa reter a urina e fezes do animal, como toalhas ou tapetes higiênicos.

Essa segunda camada deve ser trocada com frequência para manter a higiene do local e evitar o mau cheiro. Logo acima dela, você deve posicionar uma camada de tecido soft, que garante que o pet circule de forma confortável pelo cercadinho, sem machucar as patinhas. 

Além disso, não se esqueça de itens essenciais como bebedouro sempre com água limpa e fresca, e também um local para que o animal possa fazer suas necessidades fisiológicas.

Enriquecimento ambiental para porquinho-da-índia:

Para criar um ambiente ainda atrativo e interativo para o porquinho-da-índia, o cercadinho deve ter brinquedos e acessórios que favoreçam que o animalzinho gaste bastante energia, evitando um possível estresse ou tédio.

Algumas opções interessantes são brinquedos, labirintos, túneis, tocas e rodas giratórias. Use a criatividade e escolha opções divertidas, que mantenham o pet entretido e estimulem o gasto de energia, levando em consideração o estilo de vida e o porte do animalzinho.

Como limpar o cercadinho do porquinho-da-índia?

Para manter o ambiente seguro e livre de doenças é importante seguir uma rotina de higiene e limpeza do local em que o porquinho vive, assim como os seus objetos e brinquedos.

Comece a limpeza do cercadinho retirando o porquinho e coloque-o em um local seguro e fechado, de onde não seja possível escapar. Para uma limpeza completa, retire todos os itens da gaiola como brinquedos, comedouros e bebedouros e tocas.

Retire as sobras de comida e fezes, limpe com um papel e vassoura, remova tapetes higiênicos usados e molhados. Lave os recipientes de comida e água com água e sabão, depois abasteça novamente com água e alimento frescos.

Por que não criar porquinho-da-índia em gaiolas?

Mesmo que o porquinho-da-índia seja um animal pequeno é importante para o seu desenvolvimento que ele cresça em um espaço amplo. Um espaço pequeno pode levar o animal a desenvolver doenças, assim como influenciar em um comportamento de estresse e agressividade.

Sem espaço o suficiente para se exercitar, o porquinho-da-índia pode ter gases frequentemente e desenvolver problemas intestinais, principalmente se não tiver uma alimentação balanceada com feno e ração ideal para a espécie.

Devido ao ambiente inadequado o roedor pode desenvolver doença nas patas devido ao contato direto e constante com as grades da gaiola. Isso pode influenciar que o animal comece a roer as grades da gaiola.

É tutor de um porquinho-da-índia e vai montar um cercadinho para deixar o seu bichinho mais confortável? Entre em nosso site e encontre diversos itens para roedores. 

Author: Luana Maciel

Jornalista apaixonada por séries e pela minha pinscher Mafalda. Comunicadora que gosta de falar pelos cotovelos e que sempre acompanha os memes no Twitter 😀


0.00 avg. rating (0% score) – 0 votes

Foto Pets

Source link

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *