pet

Gato pode usar coleira? Entenda a polêmica!

Tempo de leitura: 4 minutos

Gatos são animais conhecidos por apreciarem a liberdade de ir e vir aonde quiserem e quando quiserem. Por isso, alguns tutores pensam que não devem colocar qualquer acessório no animal, enquanto outros consideram super fofo. O que você acha: gato pode usar coleira?

Gato laranja e branco

Por que colocar coleiras em gatos?

Existem muitos motivos para colocar uma coleira em um bichano: segurança, identificação e estética. Então, o gato pode usar coleira sem problema nenhum e é possível que ele até goste!

Acessório para deixar o gato mais charmoso

A coleira é um dos acessórios para gato mais vendidos nos pet shops. Os modelos são variados, sendo mais comuns as versões feitas de tecido um pouco elástico e fecho de plástico do tipo tridente, com ou sem brilhantes. Ela deixa o bichano muito mais estiloso!

Identificação do pet

Então, qual é a função da coleira em gato? A principal é a identificação. Como os gatos são mais sorrateiros que os cães, a chance de fugirem é maior e a coleira auxilia na identificação dos tutores para que voltem para casa.

Sendo assim, se sua casa pode ter rotas de fuga para o bichano, invista em uma coleira com placa de identificação, mande gravar o nome dele e o número de seu telefone nela. Se o gatinho fugir e alguém achá-lo, basta ligar para o tutor ir buscá-lo. Nesse caso, o gato pode usar coleira e deve!

Segurança em passeios

Não é tão comum vermos gatos passeando na rua. Porém, se você desejar ter esses momentos com seu bichano, a coleira é um item indispensável para ele não fugir e se perder caso se assuste com algo. Então, o gato pode usar coleira para passear.

Assim como nos cães, para passear com gatos, a coleira peitoral é o acessório mais indicado para o bem-estar do bichano. Acostume-o a usá-la desde filhote, se for possível. Se o gatinho já for adulto, tenha paciência e não ache que ele vai gostar do acessório e passear tranquilamente na primeira vez que tentar.

Escolhendo o tamanho certo do peitoral

Pegue uma fita métrica e meça a circunferência torácica do bichano, passando-a por todo o tórax, logo atrás das patinhas da frente. Agora, meça a circunferência do pescoço. Anote as medidas e vá até um pet shop com a fita e escolha o modelo que desejar.

Como ensinar ao gato a colocar a coleira?

Então, como colocar coleira em gato? O primeiro passo é acostumar o bichano ao acessório. Coloque a coleira perto dele e deixe-o cheirar e passar o cheiro para ela, o que pode demorar alguns dias. Quando ele não estranhar mais a peitoral, passe a colocá-la em cima do pet por somente alguns segundos.

Com o tempo, ele vai se acostumar com o peso dela. Depois disso, o próximo passo é realmente colocar a peitoral no gatinho, oferecer um bom petisco e observar como ele se sente com o acessório. Se tudo der certo, ele estará pronto para o primeiro passeio.

Posso colocar uma coleira com guizo?

É bastante comum encontrarmos coleirinhas para gatos com um guizo pendurado nela, então pode-se pensar que se trata de um acessório adequado para o bichano. Porém, na verdade, não é bem assim.

Gato preto

Embora possa parecer bonito e útil, o guizo pode se tornar um fator estressante para o gatinho. Imagine um barulho acompanhando cada passo seu. Meio estranho, não é? Com o animal, ocorre o mesmo.

O gato é silencioso, e isso é necessário para a caçada dele ser bem-sucedida. O barulho constante do guizo o frustra, pois ele sabe que não vai conseguir surpreender ninguém.

Coleira antipulgas

O gato pode usar coleira antipulgas. Essa forma de proteção tem sido cada vez mais utilizada pelos tutores devido à longa duração. Algumas podem durar até oito meses e possuem um dispositivo que as solta do pescoço do pet caso ele se enrosque em algo.

Cuidados com o uso das coleiras em gatos

Embora seja um acessório muito utilizado pelos tutores, usar coleira em gato é perigoso sem a escolha de um bom material e de um tamanho maior que o do pet, além do risco de ela se enroscar em algo durante uma das estripulias do bichano.

Portanto, o ideal é comprar uma coleira de boa qualidade e seguir nossas dicas sobre como escolher o tamanho correto ou retirar o acessório quando não estiver com o animal por perto.

Existem algumas coleiras com o mesmo dispositivo que as coleiras antipulgas para a segurança do bichano. Elas também se abrem sob determinada força. A desvantagem é o preço, mas o custo-benefício é excelente pela segurança do pet.

Uma alternativa para a identificação pela coleira

A coleira não é a única forma de identificar o bichano. O microchip também tem essa função, com a vantagem de que nunca será perdido. No entanto, caso o tutor não tenha o cadastro em algum site para esse fim, seus dados não estarão disponíveis para localizá-lo caso o gato seja encontrado.

Gao cinza e branco olhando para câmera

Agora, você já sabe: gato pode usar coleira! Nas lojas da Petz, você encontra os acessórios mais lindos para o bichano. Se quiser trazê-lo para experimentar, vamos adorar conhecê-lo!

Foto Pets

Source link

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *