pet

Conheça quais são os tipos de gato Persa

Tempo de leitura: 4 minutos

Os gatos Persas são os mais conhecidos entre as raças felinas. Famosos pela pelagem exuberante, pela docilidade, pelo companheirismo e pelo narizinho achatado, eles são os preferidos de muitos tutores. Porém, você sabia que existem sete tipos de gato Persa?

Gato persa cinza com olhos amarelos

Breve história do gato Persa

O gato Persa tem origem na Pérsia, atual Irã. Antes do século XVII, já era um pet muito querido no país. Foi trazido para a Europa por um italiano. Em meados de XVII, espalhou-se pela Europa, foi cruzado com o Angorá e ganhou a pelagem maravilhosa que tem hoje.

Tipos de gato Persa

Existem sete tipos de gato Persa reconhecidos pela World Cat Congress. Eles são agrupados conforme as características da pelagem. Falaremos sobre elas de forma detalhada. Acompanhe!

Tipo 1: silver & gold

Esse é o tipo de pelagem do gato Persa mais conhecido. Possui três tons: prateado, dourado e chinchila. É uma pelagem de fundo branco com extremidades escuras. Os olhos variam da cor verde até o azul-esverdeado.

Tipo 2: smoke & shaded

Nessa coloração, os filhotes nascem aparentemente sem nuances. Conforme vão crescendo, ao se movimentarem, é possível observar sombras de tons esfumaçados diversos, sendo o gato Persa preto o mais comum. Os olhos são sempre de cor cobre.

Tipo 3: particolor

As pelagens particolores são escuras e subdivididas em cinco cores: casca de tartaruga, casca de chocolate, lilás-creme, azul-creme e carey. Alguns animais podem apresentar manchas raiadas. Os olhos também são acobreados e se destacam em meio à pelagem escura.

Tipo 4: tabby

Essa pelagem é a clássica tigrada, em tons de azul, prata, vermelho, chocolate, creme, camafeu e camafeu-creme, semelhante às luzes em cabelos humanos. Os olhos podem variar do castanho ao verde.

Tipo 5: bicolor

Esse é um dos tipos de gato que tem o visual mais variado, pois une as características acima com fundo branco: tabby e smoke em tons de vermelho, azul, preto, lilás, chocolate e creme. Os olhos são cobres, exceto no tigrado prateado, que pode variar entre o verde e o castanho.

Tipo 6: sólido

Esse tipo de coloração não tem manchas ou nuances. São cores únicas por todo o corpo. Os tons possíveis são: preto, branco, azul, vermelho, lilás, creme e chocolate. Os olhos são sempre cobres, com exceção do gato Persa branco.

O gato branco e a relação com a surdez congênita

Os olhos do gato branco podem ser cobres ou azuis. Alguns podem apresentar heterocromia ou olhos ímpares (odd eye), o que se manifesta pela cor diferente: um olho é azul e o outro, cobre, amarelo ou verde.

Em gatos de cor branca de olhos que não são azuis, existe a chance de 17% a 22% de surdez total ou parcial. Já nos gatos brancos de olhos ímpares, a chance sobe para 30% ou 40%. Se ambos os olhos forem azuis, a chance de surdez varia de 65% a 85%.

Tipo 7: himalaia

A pelagem himalaia foi obtida pelo cruzamento do gato Persa com o Siamês. Com isso, já é possível intuir que as extremidades e as máscaras são mais escuras que o restante do corpo. O mais comum é o gato Persa cinza. Os olhos são azuis, herdados do Siamês.

Gato persa do himalaia

O gato Exótico

Talvez, você esteja se perguntando por que não falamos do gato Exótico, já que o assunto são os tipos de gato Persa. Muitas pessoas pensam que gato Exótico é um gato Persa de pelo curto. Esse engano é bem comum, mas não condiz com a realidade.

O gato Exótico foi criado sem querer. Nos meados da década de 50, alguns criadores do Persa queriam introduzir a cor castanha na raça e usaram o gato Burmese para incorporá-la.

Ao mesmo tempo, outros criadores queriam melhorar a aparência do American Shorthair. Para isso, usaram o Persa. Em ambos testes, os animais criados eram de pelagem curta e aparência do Persa.

Esses criadores ficaram encantados com os novos gatinhos, decidiram manter essas características e criar uma nova raça, que chamaram de Exótico por causa da aparência incomum. Então, como ele não é um gato Persa, não entrou na lista dos tipos de gato Persa!

Cuidados com a pelagem do gato Persa

A pelagem do gato Persa é a marca registrada. Se o tutor deseja mantê-la sempre linda e brilhante, deve tomar alguns cuidados, como escovação diária, tosas higiênicas e de manutenção.

A escovação diária é essencial para evitar os nós. Quando eles ocorrem e são muito densos, o desembolo pode não ser possível. Assim, o bichano fica com falhas na pelagem ou até requer uma tosa mais baixa, descaracterizando o pet.

As tosas higiênicas e de manutenção são importantes. A tosa primeira vai manter o pet limpinho sempre que usar o banheiro e sem escorregões pelo excesso de pelos nas patinhas. Já a segunda apara os pelos desalinhados, deixando o bichano mais bonito.

Gato persa cinza

Você conheceu os sete tipos de gato Persa! Qual é o tipo do seu? Traga ele para um bom banho na loja da Petz e aproveite para conhecer as novidades em brinquedos e tudo o mais que se refere ao mundo dos felinos!

Foto Pets

Source link

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *