pet

Como fazer parto de gata em casa?

Tempo de leitura: 4 minutos

Tem coisa mais gostosa do que ter bebês em casa? Se você pensa em passar por essa experiência maravilhosa, saiba como fazer parto de gata e cuidar dos filhotes recém-nascidos!

Gata deitada

Caso você já esteja com uma gatinha gestante em casa e queira descobrir o que esperar do parto e como oferecer os cuidados corretos para os bebês, também está no lugar certo! Acompanhe para saber como fazer parto de gata!

Pré-natal da gatinha

Uma parte importantíssima do processo de parto da gata é descobrir quantos filhotes ela vai ter. Afinal, como ajudar a gata a parir sem saber se ainda há bebês para nascer?

Para realizar o pré-natal, é preciso contar com o acompanhamento de um médico-veterinário, que vai solicitar exames de imagem para garantir que está tudo bem com a mamãe e os bebês. Assim, também é possível descobrir quantos filhotes são esperados e qual é o dia aproximado para o parto.

Como preparar a casa para o parto

A gata prenhe é quem escolhe o cantinho para ter os bebês, não o tutor. Quando ela fizer a seleção, mantenha esse local limpo e quieto. Peça para as pessoas não se movimentarem pela área para não estressar o bichinho.

Se a temperatura ambiente estiver baixa, coloque um aquecedor no cômodo para os filhotes não sofrerem com o frio. Se possível, ajuste a temperatura para cerca de 27ºC e deixe uma bacia de água por perto para manter a umidade do ar.

Se houver crianças na casa, oriente-as para não ficarem muito perto da gatinha quando chegar a hora do parto. O entusiasmo das pessoas pode estressar a mamãe, fazendo ela sair do cantinho e ir para debaixo de algum móvel ou outro local de difícil acesso.

Como saber se a hora do parto chegou?

Mesmo que o veterinário indique a data prevista para o parto acontecer, a gata em trabalho de parto também mostra alguns sinais de que os bebês vão chegar. Ela fica inquieta, para de se alimentar, mantém com a temperatura corporal mais baixa e lambe de forma insistente a região íntima.

Um pouco antes do parto, a gata dando a luz solta uma secreção vaginal que pode conter um pouco de sangue. Porém, ela não pode ser escura ou amarronzada, nem possuir sangue em excesso. Se isso acontecer, leve-a imediatamente ao veterinário. Após uma hora, no máximo, os bebês vão nascer.

Gata laranja e branca dormindo e pano rosa

No começo, as contrações são pouco visíveis. Porém, com a evolução do trabalho de parto, é possível vê-las acontecer. Em breve, o primeiro bebê vai sair do saco amniótico, seguido pela placenta. O intervalo entre os filhotes pode ser de 10 minutos a 1h, e o processo todo dura de 5 a 12h.

É preciso ajudar a mamãe a parir?

No geral, a mãe natureza age sozinha. Assim, a gata consegue fazer o próprio parto muito bem, mesmo se for a primeira experiência dela. No entanto, é preciso acompanhá-la para colocar em prática nossas dicas de como fazer parto de gata, se for necessário.

Se você notar que os filhotes nascem muito rápido e a gatinha não consegue limpá-los adequadamente, é preciso higienizar os bebês para eles respirarem. Para isso, coloque luvas e rompa o saco amniótico com os dedos. Passe um pano de forma gentil no focinho e na boca.

Depois, seque bem o bebê. Para isso, passe o pano no sentido contrário ao crescimento dos pelos. Essa etapa é importante, pois simula a limpeza da mãe e estimula o filhote a respirar e procurar a mama. Se a gata não cortou o cordão umbilical, você vai ter que rompê-lo.

Encontre uma tesoura e limpe-a com álcool. Em seguida, pegue dois fios grossos, amarre o cordão umbilical a cerca de 2,5 cm de distância do umbigo e corte entre os fios. Então, está gostando de aprender como fazer parto de gata? Continue a leitura.

Como saber se os filhotes estão bem?

Após começarem a respirar, os filhotes já rastejam em busca de alimento. Se quiser, você pode ajudá-los a chegar perto da mamãe. Porém, deixe-os escolherem qual mama preferem, pois eles vão utilizar sempre a mesma.

O que esperar do pós-parto?

A gata costuma ser superprotetora com o gato recém-nascido. Por isso, caso ela fique um pouco agressiva quando alguém tenta pegar os filhotes, respeite-a e não toque nos bebês, a não ser que seja necessário.

Nos primeiros dias, é comum que a mamãe quase não saia do lado dos bebês. Sendo assim, ofereça constantemente água e alimento para ela e deixe a caixa de areia por perto, mas não próxima do cantinho dos filhotes.

Quer saber como cuidar de gato recém-nascido? Se a mamãe não tiver tetinhas suficientes para todos ou se eles não ganharem peso, use substitutos de leite próprios para alimentar filhotes nessa fase.

Algumas mamães não são muito maternas e podem não querer ficar muito com os filhotes. Se isso acontecer, é preciso monitorar o peso e a temperatura corporal dos gatinhos várias vezes ao dia. Se você notar qualquer emagrecimento ou letargia, procure ajuda veterinária.

Gato e filhote dormindo juntos

Pronto! Ao saber como fazer parto de gata e ajudar os filhotes, ter uma ninhada saudável em casa fica fácil. Se você precisar de itens para os bebês, procure uma loja da Petz pertinho de você. Sempre temos muita satisfação em te atender!

Foto Pets

Source link

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *